Não perca o foco... nem a motivação!
- Por: Deiverson de Araujo
- 6 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

Vocês jovens estão num período muito importante de suas vidas. Estão agora definindo valores que irão os acompanhar pelo resto de suas vidas, e com certeza irão influenciar sua eternidade. A minha maior preocupação nesse momento é a facilidade que vocês têm de mudar o foco, e a motivação de suas vidas. Vocês têm feito muito para tirar a foco de Cristo e de não estarem motivados para as coisas do Senhor. Em alguns casos, usam os amigos, em outros o trabalho, em outros a família, em outros os relacionamentos, e até a internet para perder o foco e a motivação.
Têm usado os amigos para tirar a atenção de Jesus, com propostas, festas, comentários do tipo: "vai lá... não tem mal nenhum", e tem feito você esquecer a passagem de Salmos 1:1 que diz "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores".
No trabalho a influência dos colegas e o sentimento de auto-suficiência têm te afastado de Deus, e esquecem o que a Bíblia nos diz em Colosenses 1:16: "porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele".
Na família o problema de relacionamento, sentimento de abandono e rejeição são ingredientes preferidos do nosso coração para apimentar e destruir os relacionamentos. A rebeldia que os filhos apresentam aos pais tem trazido grande peso e morte sobre a vida do jovem, que se esquece do mandamento em Deuteronômio 5:16: "Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá".
Nos relacionamentos você tem um grande inimigo, e esse inimigo está dentro de você mesmo. É o desejo de ser aceito. Isso é terrível, quando você não sabe o que Deus pensa sobre você... A melhor coisa que você pode fazer então, é descobrir o que Deus pensa sobre você. Assim, não daria atenção na quantidade de mentiras que tem sido lançadas para que você seja aceito. É triste ver que os jovens trocam tudo por alguns momentos de prazer superficial. Deixam de lado o que Deus planejou para ser bom e perfeito, para viver a mentira e a falsidade. Enquanto tudo o que Deus oferece é bom e durará para sempre. (Romanos 12:1, 1 Corintios 6:15 / 10:13, 2 Corintios 7:1, 1 Timóteo 4:12, 1 Timóteo 5:1-2, 2 Timóteo 2:22)
A internet é o novo grande vilão...ela tem roubado os jovens de uma forma tão discreta que quase ninguém percebe. Pessoas frustradas em seu relacionamento com Deus normalmente passam horas na internet. E usam sites de relacionamentos, salas de bate-papo para roubar tempo em várias áreas de suas vidas.
O primeiro roubo é o seu tempo. O tempo que poderia ser dedicado a leitura e ao estudo da Palavra, em oração, na obra de Deus, nos estudos seculares, é gasto na internet, sendo que normalmente de todo o tempo gasto na internet quase nada se aproveita, e quase nada edifica. A internet sem um foco te ilude e desvia o teu foco do Senhor. Cria um mundo virtual, que até parece real, mas a única coisa real que te deixa é o sentimento de frustração de não viver tudo o que a internet te oferece. (Josué 1:8, Salmos 49:3)
Sejam sábios, nossas obras serão provadas pelo fogo, mas se forem reprovadas teremos prejuízo, mas se forem aprovadas iremos reinar com o Senhor. (1 Corintios 3:13-15)
Não perca mais seu foco, busque motivação nas coisas de Deus e nos seus amigos/irmãos de sua igreja e tenho certeza que Deus o ajudará em toda sua vida.
© Deiverson de Araujo, casado com Juliana e pai de Ana Clara e Alice, membro da Igreja Batista Parque Industrial e líder dos jovens desde 2008. Este texto pode ser compartilhado, desde que suas fontes sejam devidamente citadas
Comments