O culto é MUITO importante para nós!
- Por; Deiverson de Araujo
- 26 de fev. de 2016
- 4 min de leitura

Benção, Poslúdio e Comunhão (lanche)
Chegamos ao final do nosso culto, ou melhor, do nosso culto congregacional.
A Benção
Sempre que o pastor termina a mensagem, que é uma das últimas partes do nosso culto, ele encerra citando um trecho de um texto bíblico chamado “Benção Apostólica”, que Paulo dá aos irmãos de Corinto, “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” II Coríntios 13.13.
Ao longo dá história cristã esta benção segue sempre que o Ministro do Evangelho (pastor, bispo, presbítero e etc.), vai despedir-se do seu rebanho. Temos outras bênçãos na bíblia que o Ministro do Evangelho pode falar desejando a benção de Deus sobre o seu rebanho, mas a que mais escutamos na nossa igreja é esta citada acima.
E porque não são todos que ministram a mensagem que fazem essa menção no final do culto? Por que também ao longo da história, entendeu-se que essa deve ser uma benção dada pelo Ministro do Evangelho, que recebeu da parte de Deus e da igreja, autoridade para fazer tais pronunciamentos.
Não é para nós um momento, como eu já vi em algumas igrejas, que as pessoas ali presentes fazem um gesto com as mãos de como se tivessem recebendo algo que esta caindo do céu, mas é um momento onde devemos continuar com total reverencia, pois está sendo transmitido a nós, que, a graça de Jesus, o amor de Deus e a comunhão do Espirito Santo permaneça em nós nos dias que estão a seguir.
Então, esse sim é um momento MUITO importante do culto quando o tem, e, receba essa palavra com um "Amém", e guarde-a no seu coração, e lembre-se durante a semana que “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo está sobre nós.”
O Poslúdio
Bom, o poslúdio é quase o mesmo que o prelúdio, porém é feito no final do culto.
No prelúdio nós oramos pedindo a Deus que o culto seja uma benção para nós, que Deus fale conosco através dos hinos e cânticos, das leituras da Palavra, das orações e da mensagem exposta.
No poslúdio nós agradecemos a Deus porque a nossa oração do prelúdio foi ouvida, e que, realmente tudo o que pedimos para o culto aconteceu, e se não aconteceu, não foi culpa do culto congregacional, mas dai do culto individual, porque não mantivemos a reverencia necessária e nem a participação exigida.
Também no poslúdio, é um momento de reflexão e oração agradecendo por estar diante da mensagem da Palavra que foi exposta, e também de pedido para que possamos aplicar aquela palavra ouvida e recebida em nossa vida cristã do dia a dia.
Mais uma vez insisto em dizer, que também esse é um momento MUITO importante do culto, pois nele as pessoas estão orando, e orando a Deus, não é um momento de sair dos lugares, salvo aqueles que tem algum serviço a prestar a igreja no final, mas o restante deve permanecer com total reverencia e em silencio.
Comunhão (Lanche)
Esse momento é muito diferente em nossa igreja, porque?
Por que na maioria das igrejas tem uma cantina, na nossa já tivemos, onde vende coisas de comer e beber para arrecadar fundos para algum fim, e não esta errado, pode se fazer isso.
Porém, na nossa igreja foi decidido que isso não aconteceria mais, que seriam montadas equipes, e que essas equipes, voluntariamente levariam o lanche para que tivéssemos um tempo juntos a mesa.
Vale lembrar, que não é um momento em que a gente deve considerar aquilo como a nossa janta dominical, não mesmo, ali é para que a gente ainda possa ter um tempo juntos para desfrutar do relacionamento que temos uns com os outros, ou de fazer novos relacionamentos.
Paulo quando fala sobre o comer em comunidade ele diz: “Assim, pois, irmãos meus, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros. Se alguém tem fome, coma em casa,...” I Coríntios 11.33-34a
Logo, entendemos que o momento que temos ao final do culto, é mesmo para fomentar a nossa unidade, e não para matar a nossa fome, e ainda no verso 33 Paulo diz que todos devem comer, por isso ele dá a ordem de esperar uns pelos outros, não temos espaço físico para que todos comam juntos, então a ideia é pensar que tem alguém que virá depois, e eu devo pensar neles também.
Aproveite esse momento para falar sobre o culto, para desejar as pessoas uma boa semana, continue a sua adoração sendo educado, sendo paciente, sendo compassivo, sendo manso, sendo generoso, e com certeza o nosso Deus continuará sendo glorificado e cultuado na nossa atitude de lanchar.
Que todas essas breves meditações sejam para a nossa melhora em relação ao culto que prestamos a Deus.
Que as nossas vestes, atitudes, corações e mentes não profane o santo culto a Deus, que Ele, todo dia que nos reunirmos em comunidade seja adorado, glorificado e exaltado.
O culto é MUITO importante para nós!
Amém!
Comments