top of page

O culto é MUITO importante para nós!

  • Por; Deiverson de Araujo
  • 19 de fev. de 2016
  • 3 min de leitura

A Ofertas

Esse é um tema bem complicado de se dizer, escrever e pensar.

Por causa de muitos erros que hoje se comete em igrejas que pregam a “doutrina da prosperidade financeira”, muitas igrejas tem deixado de falar, escrever e até mesmo tirado de seus momentos de culto.

Porém, em toda a bíblia se fala muito desse momento no culto, no Antigo Testamento quando as pessoas iam prestar o seu culto no Templo deveriam levar parte do produto da terra, da semente do campo, do fruto das arvores, do gado, e do rebanho. (leia Levítico 27.30-33). Cada ano, depois que a terra tinha sido colhida, as pessoas traziam para os sacerdotes as décimas partes de suas colheitas e do aumento na manada e no rebanho.

Existe no Antigo Testamento, principalmente no Pentateuco (os cinco primeiros livros da bíblia), muitas ordenanças sobre essa forma de adoração e gratidão a Deus pelo sustento, e Deus levava isso muito a sério, lembremos da primeira forma de culto com ofertas que era pra ser prestada na história de Caim e Abel, de um o Senhor se agradou e do outro não (leia Genesis 4.1-7).

No Novo Testamento vemos que o dízimo como era no Antigo foi se extinguindo, Paulo fala mais de “ofertas voluntárias”.

Jesus indaga os fariseus por estarem praticando o ato de dizimar erroneamente. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." Mateus 23.23

Os fariseus estavam vivendo sob pacto e leis diferentes, Cristo por sua vez inaugura um Novo Pacto, assim efetivando uma mudança na Lei “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.” Hebreus 7.12.

Então o que a bíblia fala para nós a respeito dessa ordenança de ofertar no culto?

Paulo vai exortar a igreja de Corinto a ofertar, o foco é simples, todos devem dar se estiverem ganhando, Deus da a benção do trabalho, o trabalho por sua vez gera a benção do dinheiro e o dinheiro por sua vez sustenta a obra do Senhor (pastores, obreiros missionários, manutenção e contas do salão). “Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.” I Coríntios 16.1-2

Também Paulo disse a igreja de Corinto, que cada um deveria contribuir segundo aquilo que têm proposto em seus corações “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.” II Coríntios 9.7, mas nós sejamos bem sinceros que como seres pecadores, sempre queremos uma base, por isso ainda hoje se fala que um bom começo são os 10%.

Temos aqui então alguns princípios apresentados para que a gente entenda que essa adoração através de nossas ofertas são necessárias e fundamentadas na Palavra de Deus, e são para todos que de alguma forma recebem seu sustento.

A forma de como esse momento é feito no culto pode variar de igreja para igreja, tem igrejas em que é passada uma bandeja para que os membros depositem ali suas ofertas, em outras os diáconos ficam a frente com os gazofilácios em mãos e as pessoas depositam suas ofertas, na nossa os gazofilácios ficam a frente no chão e as pessoas depositam ali suas ofertas.

O ato de levantarmos do nosso lugar para levar as nossas ofertas a frente, não deve servir para que os outros membros da igreja vejam a minha atitude de fazer isso, e nem eu devo ficar observando para ver quem vai ofertar, é mais um ato de culto individual de cada um, assim como nós não ficamos observando que levanta para cantar ou não, nós também não devemos ficar observando isso.

Se você já tem a benção de participar desse momento, faça com o coração grato a Deus, dando de todo o coração porque nós entendemos que esse é um momento de culto e adoração ao Senhor, se você ainda não entendeu esse momento, peça a Deus que lhe ajude a entender e você poder participar.

Estamos caminhando para o final do nosso culto, no próximo post falaremos sobre as partes finais do nosso culto...


 
 
 

Commenti


Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

cubojovemibpi@gmail.com

 

  • Facebook Long Shadow

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page