O culto é MUITO importante para nós!
- Por; Deiverson de Araujo
- 12 de fev. de 2016
- 5 min de leitura

A Exposição
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmos 119.105
Chegamos ao ápice do culto, a hora da Mensagem.
Só pelo versículo acima a gente poderia fazer um tratado de como esse momento do culto é MUITO importante.
Sempre ouvimos os dirigentes de culto falarem que “nós já cantamos, oramos, ofertamos, e que agora vamos ouvir Deus falar com a gente através da exposição da Palavra”, não é verdade? E sempre estão corretos em dizer, mas parece que a nossa participação no culto esta acabada, por que agora quem participa é uma pessoa (ferramenta, instrumento) usada por Deus para expor o texto.
Então muitos de nós “internamente” saímos totalmente do culto, esquecemos que Deus está presente e agora falando.
As vezes até acompanhamos o texto lido, ficamos de pé se necessário, mas as nossas mentes se vão para bem longe, lembram do post que falava sobre o descanso do domingo a tarde? Pois é, agora é a hora que ele será colocado em prática, se você não deu aquele famoso “cochilo” a tarde, provavelmente você terá grande dificuldade em permanecer aqueles 60 minutos, ou mais, acordado.
Hoje vivemos tempos difíceis, em que se consegue pouca concentração, nosso mundo atual é de tanta agitação, que fica difícil pararmos uma hora para ouvir uma PESSOA usando outra pessoa (letras maiúsculas porque esta PESSOA é Deus), falando com a gente.
Na bíblia temos muitos casos em que a Palavra foi exposta diante do povo por horas, vejamos dois exemplos:
1 – Esdras, o sacerdote, traz o Livro da Lei diante da congregação, e em um pulpito, e no mínimo foram seis horas de mensagem diante do povo. "E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio- dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei. Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim;" Neemias 8.3-4a Se você ler o texto todo do capitulo 8 de Neemias, você vai ver lá no verso 12, que todo o povo estava alegre por causa da exposição da Palavra.
2 – Paulo, ele chega na cidade de Troade e no domingo (primeiro dia da semana), em um culto começa a pregar.
Paulo começou a pregar, e seu sermão se estendeu até a meia-noite. Ele deve ter se empolgado tanto que nem viu a hora passar.
Mas de repente um acidente, que parece ser até engraçado, mas um jovem cai da janela porque dormiu no culto (esqueceu de dar o seu cochilo da tarde), e morre.
Dai logo a gente pensa, agora o culto vai acabar, não, Paulo vai lá e ressuscita o rapaz e o culto continua, e Paulo ainda continua com o culto até as seis horas da manhã, então pode significar que esse culto tenha acontecido em um tempo de 10 a 12 horas.
Essa história esta registrada em Atos 20-7-12.
Nesses dois exemplos que eu dei sobre a exposição da Palavra, um no Antigo e outro no Novo Testamento, servem como referencia para dizer como a exposição da Palavra é MUITO importante no culto.
É a exposição da Palavra que vai trazer “luz para o meu caminho”.
Eu sei que assim como eu, outros tem preferencias por aqueles que estão expondo a Palavra, porém a Palavra é do Senhor.
Quero usar um exemplo dado por um pastor sobre OS expositores da Palavra, quando ele disse que na igreja dele, quando ele não pregava, tinham outros irmãos que faziam isso, mas muitos reclamavam por que era muito diferente dele.
Ele diz que na cozinha tem diversos tipos de facas, e algumas servem para; cortar carnes, cortar legumes, cortar pães, cortar peixes, faca de mesa e etc.
Então na hora de entregar a mensagem pregadores tem diferentes estilos, sim existem estilos de pregação, e diferentes jeitos, e já iremos falar sobre isso.
Mas a mensagem quando é entregue de forma bíblica, sem mudar as doutrinas que cremos, sem mudar os princípios da Palavra, ela deve ser recebida pelo povo, Paulo tinha seu jeito todo eloquente de falar em que ele conseguia sem medo nenhum falar aos doutores de sua época, porém Pedro, um pescador sem estudos tinha outro jeito, e se você estudar os originais você verá isso nas próprias epistolas de Pedro, cada uma com uma linguagem diferente, e escritas cada uma por uma pessoa diferente.
Esse é o grande mistério da exposição da Palavra, o conteúdo é sempre o mesmo, porém a forma de entregar é diferente, uma faca de carnes pode cortar um pão, vai ser um pouco difícil, mas vai cortar, assim como uma faca de pão vai cortar a carne e também será difícil, mas vai cortar. Todas servem para cortar, mas cada uma corta de um jeito.
Agora falando dos estilos de Exposição...
O que nós mais estamos acostumados e o mais usado pelo nosso pastor, é o Expositivo em Sequencia, onde ele pega um livro da bíblia e vai expondo a cada culto uma parte do texto, ou vários versículos do texto, esse modelo foi muito usado por João Calvino, que estava pregando um livro na cidade de Genebra e teve que fugir de lá, e anos depois quando voltou, continuou do mesmo lugar que parou.
Também muito usado pelo nosso pastor é o Expositivo Temático (cultos de ceia e datas especiais). Viram como ele gosta de sermões expositivos? Esse estilo pega um texto e expõe ele, muitas vezes dando um tema para aquela sermão.
Mas aqueles que pregam de vez em quando, acabam usando mais o Temático, por que acaba ficando mais complicado usar o Sequencial, porque tem mesno oportunidades para pregar.
Existe também o Textual, sermão Textual é aquele em que as divisões principais saem de um texto constituído de uma breve porção da bíblia. Cada uma dessas divisões é usada como uma linha de sugestão, e o texto fornece o tema do sermão.
Esse são os mais usados em nossa igreja.
Bom os etilos vocês observam, que cada um tem o seu, uns andam mais no palco e falam mais alto as vezes para chamar a atenção do ouvinte. Outros preferem ficar parados atrás do pulpito e pouco gesticulam.
Alguns são mais emotivos, outros não, alguns gostam de convidar os ouvintes a tomar atitudes diante daquilo que ouviram (isso chamasse apelo), para que se arrpendam ou para que tenham novas atitudes. Outros preferem nem orarem após os seus sermões.
Estilos cada um tem o seu, mas o mais importante é o centro daquilo que é pregado a Palavra.
A Palavra de Deus é a única coisa que pode mudar a vida de uma pessoa, é a ferramenta usada por Deus para converter uma pessoa, é a Palavra que atinge o coração da pessoa e a transforma.
Portanto, não deixe que nada atrapalhe você nesse momento especial e MUITO importante do culto, devote toda a sua atenção, que é a forma de como você participa desse momento, e adore a Deus ao final, porque Ele falou com você, e se isso aconteceu mesmo, vá até a pessoa que se preparou para entregar a mensagem, e agradeça a ele por ter se colocado a disposição de Deus para ser a voz dEle para você.
“Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos. Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais. De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando- o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos.” Salmos 119.7-12
Comments