NÃO CONSIGO, OU NÃO QUERO?
- Por; Pr. Clodoaldo Machado
- 3 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Não é raro encontrarmos jovens crentes que se sentem derrotados na luta contra o pecado. Muitos se sentem frustrados, desanimados e impotentes. Em razão disso aprendem a conviver com o pecado e deixam de lutar contra ele. Assim como um pé dentro de um sapato apertado é machucado no início, porém depois enrijece e já não sente mais dor, da mesma forma é o pecado na vida de muitos jovens crentes. Perdem a sensibilidade à ele e passam a viver sem oferecer-lhe qualquer resistência.
Por que isso acontece? Por que o crente, que deve viver em santidade, acostuma-se ao pecado?
Jesus disse que se o Filho, que é Ele mesmo, libertar alguém do pecado, este verdadeiramente será livre (Jo.8.36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”). Significa que se alguém não tem o Filho é escravo do pecado e não terá condições de lutar contra ele, mas viverá à sua mercê cometendo toda sorte de impureza (Ef.4.17-19 – “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo- se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza”).
Alguém que já tenha sido transformado pelo poder de Deus, e tem o seu Espírito habitando em si, pertence à Deus e tem recebido condições de viver para Ele. Deus deseja encontrar seus servos lutando, odiando e desejando viver sem a presença do pecado em suas vidas. Hebreus 12.3 – “Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma”, vai dizer que esta é a nossa luta.
A vitória sobre o pecado no entanto, não será obtida pelo poder ou sabedoria do crente, ao contrário disso, ela é concedida por Deus. Deus deseja que o crente tão somente empenhe-se em viver sem o pecado em sua vida, para então conceder-lhe a vitória.
Porém, diante da luta contra o pecado, muitos têm sucumbido, e a frase comum de se ouvir é: eu não consigo! Mas Deus tem dado tudo o que é necessário para que se vença o pecado. Pedro diz com incrível clareza que pelo divino poder, nos tem sido doadas todas as coisas que nos conduzem à vida e à piedade (2Pe.1.3). Diz ainda que, pela glória e virtude de Deus nos são dadas todas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas nos tornemos co-participantes da natureza divina, livrando-nos da corrupção que há no mundo (2Pe.1.4).
Diante disso tudo, o que de fato tem acontecido nos corações dos crentes?
Será que realmente não conseguem vencer ou não querem lutar?
Se Jesus disse que sou livre do pecado, e está escrito que tenho recebido todas as condições de viver em santidade e ser co-participante da natureza dEle, o que acontece ?
Não consigo, ou não quero ?
Pr. Clodoaldo Machado – É pastor da Igreja Batista no Parque Industrial em São José dos Campos - SP
Comments