top of page

O culto é MUITO importante para nós!

  • Por; Deiverson de Araujo
  • 29 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

Orações

“Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.” I Pedro 4.7

Neste post vamos falar sobre a oração comunitária, que são aquelas que acontecem no culto público.

Como é costume dos chamados “crentes tradicionais”, me refiro aos Batistas, Presbiterianos, Congregacionais e outros, onde uma pessoa por vez faz a oração, diferente dos chamados “crentes pentecostais", que durante a oração no culto todos acabam orando juntos e ao mesmo tempo em voz alta.

Bom segundo o texto que esta acima quero destacar a segunda parte do verso que diz; “sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.”

O texto esta sendo bem claro que na oração devemos ter sobriedade, que é estar consciente do que esta sendo orado, não só por quem esta orando, mas por todos que estão acompanhando a oração, assim como durante um sermão eu estou atento ao que esta sendo falado, na oração devo estar com a mesma atenção, sendo sóbrio.

Na questão do ser criterioso, é discernir na minha oração, agora é no caso de quem esta dirigindo a oração, ser criterioso é saber que a minha oração tem alguns pontos que não podem deixar de ser falado, vamos falar de alguns.

- Nossa oração deve ser dirigida a Deus – parece claro isso, mas muitas vezes não exaltamos a Ele nas nossas orações, e foi a primeira coisa que Jesus fez quando ensinava seus discípulos a orar.

- Nossa oração deve considerar a vontade de Deus – muitos de nós oramos e colocamos pedidos a Deus que não estão dentro da vontade dEle, e isso Jesus também ensinou na sua oração.

- Nossa oração tem que fluir da Palavra de Deus – sim as nossas orações, sempre que possível, devem ser extraídas da Palavra, tanto a oração de confissão, a oração de agradecimento, a oração intercessória, todas, devem fluir da Palavra. Nos Salmos, onde estão escritas muitas orações, nós devemos tirar de lá não somente as nossas orações, mas também muitos princípios de orações.

- Nossa oração deve ser completamente na confiança e na dependência de Deus – quando oramos, devemos estar cientes de que Deus esta ouvindo, e esta mesmo, e vai fazer o que Lhe apraz para nos responder, e nós devemos confiar e depender de dEle.

Claro que poderia falar muito mais sobre critérios na oração, mas acho que esses são suficientes para uma introdução sobre oração.

No aspecto a reverência, nós podemos dizer também algumas coisas que já foram citadas no ponto anterior do Prelúdio, mas será bom repetirmos.

No momento da oração no culto público, quando todos estão, ou é bom que estejam com os olhos fechados, não que isso signifique maior espiritualidade, mas que fechar os olhos te traz mais concentração para aquele momento.

Então, por que todos estão de olhos fechados, não significa que aquele é o momento ideal para você se locomover, ou entrar no salão, ou conversar com alguém, como disse antes, aquele é um momento direcionado a Deus, e não deve ser atrapalhado, é como se todas as coisas estivessem sido congeladas para que nada atrapalhasse a comunicação com Deus. Espere o momento terminar para que você possa andar e se locomover.

Concentre-se em quem está orando, ouça bem a oração dele, concorde com o que aquela pessoa está orando, com palavras, como: Amém (que quer dizer "assim seja, ou sim eu concordo"); Aleluia (que quer dizer “uma alegria, a alegria”); palavras de louvor a Deus, palavras também de lamento, quando a oração for nesse sentido; palavras de gratidão.

A oração, nós entendemos que deve ser feita por uma pessoa, mas a participação na oração deve ser de todos.

Cuide bem desse momento no culto, pois ele é MUITO importante, participe e preserve-o do seu relaxamento!


 
 
 

Comments


Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

cubojovemibpi@gmail.com

 

  • Facebook Long Shadow

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page