O culto é MUITO importante para nós! -parte 3
- cubojovemibpi
- 15 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
Domingo, é o Dia do Senhor!
Domingo é o Dia do Senhor mesmo?
Vamos começar com algumas frases e argumentos históricos.
- Inácio, 100d.C., disse: “Aqueles que estavam presos às velhas coisas vieram a uma novidade de confiança, não mais guardando o Sábado, porém vivendo de acordo com o dia do Senhor (Domingo)”.
-Justino, o Mártir: 100-167d.C. disse: “No Domingo há uma reunião de todos que moram nas cidades e vilas, lê-se um trecho das memórias dos Apóstolos e dos escritos dos profetas, tanto quanto o tempo permita. Termina a leitura, o presidente, num discurso, admoesta e exorta à obediência dessas nobres palavras. Os ricos e os de boa vontade contribuem conforme seu livre arbítrio; esta coleta é entregue ao presidente (pastor) que, com ela, atende a órfãos, viúvas, prisioneiros, estrangeiros e todos quantos estão em necessidade” (Manual Bíblico, Halley)
- O ensino dos Apóstolos, 90-100 obra siríaca: “Os apóstolos determinaram, ainda: no primeiro dia da semana deve haver culto, com leitura das Escrituras Sagradas, e a oblação. Isso porque no primeiro dia da semana o Senhor nosso ressuscitou dentre os mortos, no primeiro dia da semana o Senhor subiu aos céus, e no primeiro dia da semana vai aparecer, finalmente com os anjos celestes” (Ante-necene fathers, 8668).(Enciclopédia Vida, Archer)
- Tertuliano: 160-220. No início do século III, Tertuliano chegou a afirmar que: “Nós (os cristãos) nada temos com o Sábado, nem com outras festas judaicas, e menos ainda com as celebrações dos pagãos. Temos nossas próprias solenidades: O Dia do Senhor… (On indolatry 14). Em “De oratione”(23). Tertuliano insistia na cessação do trabalho no Domingo como dia de culto para o povo de Deus."
- Também se conta a história que o Imperador Constantino estabeleceu em 3 de julho de 321: “Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do sol”. Por isso em inglês o dia tem o nome de Sunday (sun day – dia do Sol).
Bom, tudo isso pode ser uma grande bobagem para alguns, mas o fato é que Deus através de homens instituiu que um dia precisava ser dedicado a Ele, em adoração e atitude de culto em comunidade, e esse dia para nós é o domingo.
Existem alguns grupos religiosos que defendem que esse dia deve ser o sábado, por que a Bíblia fala do Sabah (dia de descanso), essa é a maneira que eles interpretam, alguns até de forma bem religiosa mesmo.
Outros, por acharem que a bíblia não é muito clara referente a esse dia, eles não veem importância em congregar com ninguém, nenhum dia, esses são conhecidos como “desigrejados”, e isso esta totalmente fora dos contextos bíblicos, tanto do Antigo Testamento, como do Novo Testamento.
O fato é que o domingo para nós ocidentais é o dia de descanso, deve ser o dia em que nossa alma, corpo e espírito devem ser voltadas e devotados a Deus.
Porque eu dividi assim?
Alma – os nossos pensamentos devem estar pensando no que vamos entregar nesse dia e ligados a isso.
Corpo – deve estar inteiramente descansado para que a minha adoração não seja exaustiva e cansativa, explicando melhor:
- Já no sábado devemos manter o nosso corpo em descanso, sem muita agitação, para que no domingo eu esteja completamente descansado não prejudicando o meu culto ao Senhor.
- No domingo cedo uma boa alimentação, tanto café da manhã e tarde, quanto o almoço são importantes para o meu corpo estar em devoção ao Senhor.
- Um bom descanso no período da tarde e essencial para que no culto da noite eu participe de todos os momentos do culto e não "caia no cochilo" na hora do sermão.
- Uma coisa que nós brasileiros temos, é a televisão no domingo, programas esportivos, jogos, programas de auditório, podem levar todo o nosso preparo por água abaixo, se possível evite.
Isso tudo é pré-culto, pós-culto podemos falar depois.
Espírito – deve estar totalmente ligado ao que será feito, em comunhão com Deus e com os irmãos para receber e ser alimentado pela Palavra de Deus.
Por isso o domingo é tão importante para nós, e não esqueçam, as duas reuniõe

s do domingo são importantes e imprescindíveis para a vida cristã em comunidade, EBD (às 9h) e Celebração (às 18h30).
No próximo artigo entraremos de fato na nossa liturgia (ordem de culto) IBPI.
Comments