top of page

O culto é MUITO importante para nós! -parte 3

  • cubojovemibpi
  • 15 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

Domingo, é o Dia do Senhor!

Domingo é o Dia do Senhor mesmo?

Vamos começar com algumas frases e argumentos históricos.

- Inácio, 100d.C., disse: “Aqueles que estavam presos às velhas coisas vieram a uma novidade de confiança, não mais guardando o Sábado, porém vivendo de acordo com o dia do Senhor (Domingo)”.

-Justino, o Mártir: 100-167d.C. disse: “No Domingo há uma reunião de todos que moram nas cidades e vilas, lê-se um trecho das memórias dos Apóstolos e dos escritos dos profetas, tanto quanto o tempo permita. Termina a leitura, o presidente, num discurso, admoesta e exorta à obediência dessas nobres palavras. Os ricos e os de boa vontade contribuem conforme seu livre arbítrio; esta coleta é entregue ao presidente (pastor) que, com ela, atende a órfãos, viúvas, prisioneiros, estrangeiros e todos quantos estão em necessidade” (Manual Bíblico, Halley)

- O ensino dos Apóstolos, 90-100 obra siríaca: “Os apóstolos determinaram, ainda: no primeiro dia da semana deve haver culto, com leitura das Escrituras Sagradas, e a oblação. Isso porque no primeiro dia da semana o Senhor nosso ressuscitou dentre os mortos, no primeiro dia da semana o Senhor subiu aos céus, e no primeiro dia da semana vai aparecer, finalmente com os anjos celestes” (Ante-necene fathers, 8668).(Enciclopédia Vida, Archer)

- Tertuliano: 160-220. No início do século III, Tertuliano chegou a afirmar que: “Nós (os cristãos) nada temos com o Sábado, nem com outras festas judaicas, e menos ainda com as celebrações dos pagãos. Temos nossas próprias solenidades: O Dia do Senhor… (On indolatry 14). Em “De oratione”(23). Tertuliano insistia na cessação do trabalho no Domingo como dia de culto para o povo de Deus."

- Também se conta a história que o Imperador Constantino estabeleceu em 3 de julho de 321: “Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do sol”. Por isso em inglês o dia tem o nome de Sunday (sun day – dia do Sol).

Bom, tudo isso pode ser uma grande bobagem para alguns, mas o fato é que Deus através de homens instituiu que um dia precisava ser dedicado a Ele, em adoração e atitude de culto em comunidade, e esse dia para nós é o domingo.

Existem alguns grupos religiosos que defendem que esse dia deve ser o sábado, por que a Bíblia fala do Sabah (dia de descanso), essa é a maneira que eles interpretam, alguns até de forma bem religiosa mesmo.

Outros, por acharem que a bíblia não é muito clara referente a esse dia, eles não veem importância em congregar com ninguém, nenhum dia, esses são conhecidos como “desigrejados”, e isso esta totalmente fora dos contextos bíblicos, tanto do Antigo Testamento, como do Novo Testamento.

O fato é que o domingo para nós ocidentais é o dia de descanso, deve ser o dia em que nossa alma, corpo e espírito devem ser voltadas e devotados a Deus.

Porque eu dividi assim?

Alma – os nossos pensamentos devem estar pensando no que vamos entregar nesse dia e ligados a isso.

Corpo – deve estar inteiramente descansado para que a minha adoração não seja exaustiva e cansativa, explicando melhor:

- Já no sábado devemos manter o nosso corpo em descanso, sem muita agitação, para que no domingo eu esteja completamente descansado não prejudicando o meu culto ao Senhor.

- No domingo cedo uma boa alimentação, tanto café da manhã e tarde, quanto o almoço são importantes para o meu corpo estar em devoção ao Senhor.

- Um bom descanso no período da tarde e essencial para que no culto da noite eu participe de todos os momentos do culto e não "caia no cochilo" na hora do sermão.

- Uma coisa que nós brasileiros temos, é a televisão no domingo, programas esportivos, jogos, programas de auditório, podem levar todo o nosso preparo por água abaixo, se possível evite.

Isso tudo é pré-culto, pós-culto podemos falar depois.

Espírito – deve estar totalmente ligado ao que será feito, em comunhão com Deus e com os irmãos para receber e ser alimentado pela Palavra de Deus.

Por isso o domingo é tão importante para nós, e não esqueçam, as duas reuniõe

s do domingo são importantes e imprescindíveis para a vida cristã em comunidade, EBD (às 9h) e Celebração (às 18h30).

No próximo artigo entraremos de fato na nossa liturgia (ordem de culto) IBPI.


 
 
 

Comments


Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

cubojovemibpi@gmail.com

 

  • Facebook Long Shadow

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page