O culto é MUITO importante para nós! - parte 2
- por; Deiverson de Araujo
- 13 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Parte 2 – O que é culto? A quem se cultua? Quando se cultua?
O que é cultuar?
A palavra “culto” deriva do Latim, “cultu”, e significa adoração ou homenagem a Deus.
Significa também “honrar”, “cultivar”, etc.
Duas palavras descrevem culto na bíblia, uma para o AT (Antigo Testamento) e uma para o NT (Novo Testamento)
Essas duas palavras e seus derivados correspondem a 80% do uso da palavra culto na bíblia.
A primeira é, “shachah”, significa “inclinar-se, prostrar-se”, como, por exemplo: “E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar [“prostar”] perante mim, diz o Senhor” (Is. 66:22).
A segunda palavra, proskuneo, indica originalmente “abaixar-se para beijar”, vindo a indicar “prostrar-se para adorar”, “reverenciar”, “homenagear”, etc.
O exemplo clássico sai da boca de Jesus: “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram ["se prostram"] o adorem [se prostrem] em espírito e em verdade” (Jo. 4:24).
O que se pode concluir deste rápido estudo da palavra “culto”?
“Cultuar” envolve tanto a ‘homenagem ou reverência’ a Deus, quanto o ‘serviço’ a sua Pessoa!
A quem se cultua?
Bom, no nosso caso é óbvio que é para ser Deus, e é isso que o mandamento diz; “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” Mateus 4.10
Então o nosso culto deve ser MUITO importante porque é para a adoração dEle.
No entanto existem grandes embaraços (coisas que atrapalham), e que não deixam o nosso culto ser para Ele integramente, de forma total.
Como ouvimos do nosso “tio” Elias no domingo passado a noite (10/02), dividimos a nossa vida em partes, e por isso encontramos tantas dificuldades em cultuar ao Senhor da forma que deve ser feita.
A nossa vida é feita de alma, corpo e espirito, e mesmo que queiramos, isso será impossível de ser separado.
Por isso a nossa vida diária e tudo que fazemos nos leva a cultuar, e muitas vezes não é Deus, sabe, O DEUS, mas a cultuar outras coisas. Isso claro irá refletir a nossa adoração no culto público, por isso a vida diária de culto (adoração, honra, devoção), deve ser correta, para que cheguemos no culto público e possamos de forma santa adora a Deus em comunidade.
Quando se cultua?
Diante do ponto acima, se cultua todo dia, toda hora, todo segundo, mas estou falando de forma comunitária, com o restante dos santos.
Nas escrituras o dia que era separado a pensar exclusivamente no culto era o SÁBADO, ou o sétimo dia, o dia do descanso. Porem de acordo com que o tempo foi passando as coisas mudaram e o dia passou a ser o DOMINGO para nós, o dia que quase em sua totalidade as pessoas não trabalham (em uma outra hora poderemos falar mais sobre o sábado e o domingo).
Já temos aqui então, o nosso primeiro ponto a ser tratado no próximo artigo, DOMINGO!
Comments